O que acontece quando fazemos o Descarte de Gesso?

Ultimamente, o descarte de gesso cresce significativamente junto ao consequente aumento do setor imobilário face os seus abundantes benefícios

Um estudo feito na Unicampinclusive, atestou sua viabilidade e resultou em premiações por parte dos pesquisadores do estudo.

Hoje muitas empresas adotaram tal prática, que tem contribuído para o meio ambiente e também foi responsável por reduzir custos de produção do executando o próprio descarte de gesso.

Portanto, por meio deste artigo, tentaremos elucidar o processo de toda a  reciclagem do material, os benefícios que essa prática tende a trazer para a sua empresa e como executar o descarte de gesso de maneira responsável e sem malefícios ao meio ambiente.

 

O Gesso e seus impactos ambientais

reciclagem-gesso-colombo

Como outros materiais envolvidos na construção civil, é comprovado que o gesso causa efeitos danosos  à natureza.

Isso ocorre em razão do sulfato de cálcio di-hidratado, que em contato com o oxigênio da água, torna-se uma substância de alta toxicidade para o meio ambiente. Isso, constantemente, ocorre quando há descarte de gesso inadequado na natureza.

Em meio a todo este evento, o solo poderá ser contaminado, o que, consequentemente, contamina os lençóis freáticos, que para nos rios, prejudicando assim a saúde das pessoas.

Quais são as vantagens em reciclar o gesso?

processo de reciclagem de gesso na construção civil traz variadas vantagens, principalmente, porque as empresas evitam o descarte de gesso no solo e, consequentemente, a sua contaminação.

Ademais, ao adotar tal prática no mercado, nota-se que as empresas gastam consideravelmente menos do que se fizessem este descarte de gesso em parques privativos.

Além de útil, especialmente, à cadeia produtiva e impactando setores direta e indiretamente, contribuindo assim para um mercado altamente sustentável.

São muitos os produtos que são resultantes do gesso reciclado, tais como, drywall, reboco, blocos de alvenaria, formas de gesso, isolamento térmico ou acústico, placas 3D, entre outros.

Processo de reciclagem do gesso na construção civil

Aqui vamos nos debruçar no processo de reciclagem de gesso para que melhor entendam suas fases e seus consequentes benefícios.

Então, sigamos:

 

1. Uso e coleta

Na primeira fase destacamos a correta utilização dos equipamentos em toda a logística do gesso. A partir de caçambas e caminhões especializados, temos uma boa dimensão de como iniciaremos a coleta desde o descarte do gesso.

Com estes equipamentos, podemos garantir um bom processo de triagem de destes recursos. Assim, contribuindo para o sucesso do projeto.

2. Estoque e transporte

Agora vamos às caçambas de gesso que permitem a armazenagem correta durante todo o procedimento.

A partir disto, fazemos logística deste material de descarte de gesso para galpões de recebimento.

Ao final desta etapa, chegamos à fase de destinação, onde o gesso reciclado será usinado.

3. Triagem e destinação

Durante a reciclagem de gesso, precisamos executar a correta destinação do gesso a fim de que seja separado de outros materiais, como metal e papel.

Tamanho o cuidado com a pureza desses materiais se deve ao fato do controle de qualidade ser altamente rigoroso. Tudo isso só teremos quando fazemos o descarte de gesso em unidades sustentáveis.

4. Reciclagem e aproveitamento do gesso

Por fim, iniciamos a etapa de reciclagem e reaproveitamento do nosso gesso.

Este gesso reciclado será utilizado junto ao gesso natural e impactará diretamente uma série de setores, como o setor agrícola que abrangerá toda a sorte de fertilizantes; bem como a indústria de materiais de construção.

Fazendo da reciclagem de gesso um recurso de resultantes multifatoriais, criando cadeias de benefícios que impactam toda a  sociedade. Tudo isso só é possível quando como sociedade fazemos o descarte de gesso responsável e seguro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CATEGORIAS DO BLOG

TAGS DO BLOG

POSTS RECENTES

Contatos

Todos os direitos reservados ao HC Reciclagem© CNPJ: 17.048.157/0001-90 |  IAT: 231190 | IBAMA: 8110258 pela WEB41

Olá, somos HC Reciclagem, como podemos ajudar?
Enviar via WhatsApp